Hidrogel: entenda os riscos
Nesta última semana, o país acompanhou o drama de Andressa Urach. A apresentadora está internada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, desde o sábado (29), quando deu entrada reclamando de fortes dores nas pernas. A causa do problema de saúde foi uma aplicação de hidrogel feita há cinco anos nas coxas. Em julho deste ano, ela teve problemas e se submeteu a um procedimento para retirar o produto. Na sexta-feira, 28, ela voltou a ser operada para retirar resquícios do hidrogel, foi liberada, mas começou a sentir fortes dores, porque o dreno infeccionou. A infecção progrediu até que se tornasse uma infecção generalizada (sepse) e, desde então, Andressa segue internada na UTI. Seu estado foi considerado grave, mas a modelo tem apresentando uma melhora progressiva, segundo a assessoria de imprensa do hospital.
Riscos
O caso de Andressa chama atenção para o uso de hidrogel para aumentar o tamanho das coxas, prática que possui cada vez mais adeptas, mas que conta com muitos riscos. “Trata-se de uma prática perigosíssima, é preciso tomar cuidado com o uso indiscriminado dessa substância, cada vez mais popular no Brasil. Não uso na minha clínica e sou contra. Existem outros procedimentos estéticos para quem procura esse tipo de resultado. Além disso, é sempre importante ressaltar que uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos são sempre uma boa opção”, diz o Dr. Henrique Lopes Arantes.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica também condena o procedimento e emitiu um comunicado oficial sobre o assunto.“Tendo em vista a gravidade dos últimos acontecimentos envolvendo o uso indiscriminado do produto HIDROGEL, vimos informar que a SBCP não recomenda o uso deste produto em procedimentos estéticos, ainda que a ANVISA admita sua utilização até o limite de 50cc, em quaisquer que sejam as regiões anatômicas. Por tratar-se de material (produzido em laboratório da Ucrânia) cujos estudos científicos a longo prazo são inconclusivos, entendemos que, a semelhança do que ocorre com o PMMA (metacryl, bioplastia), sua utilização deve ser restrita a procedimentos considerados reparadores. Outrossim, alertamos que segundo nos informa o site da ANVISA, a licença de comercialização do HIDROGEL está vencida desde o dia 29 de dezembro de 2013, o que faz o seu uso um ato de contravenção sujeito à penalidades”, diz o comunicado, assinado pelo presidente nacional da entidade, João de Moraes PradoNeto.
O blog deseja melhoras a Andressa e que sua recuperação seja a mais rápida possível!
Conheça o Dr. Henrique
O Dr. Henrique possui mais de 10 anos experiência internacional após estágios e consultorias em países como EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá. Atualmente, é Coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP realizadas em conjunto com a Associação Paulista de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também membro Ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).
Venha conhecer a nossa clínica.
Atendemos em dois endereços:
Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 99 Cj. 51 Itaim Bibi
Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby
Facebook e Twitter
Facebook: http://migre.me/jjDoB
Twitter: @drhenriqueplast