Lifting facial: 5 dúvidas

 

lifiting-facial-650x350

Com o passar dos anos, a pele perde a sua elasticidade. A força da gravidade, por sua vez, puxa esse tecido para baixo, fazendo com que se aprofundem os vincos entre o nariz e a boca, além de causar outras marcas na pele. Essa mudanças incomodam muita gente, homens e mulheres, que gostariam de retardar os efeitos do tempo. Hoje em dia, o mercado oferece inúmeras opções de cosméticos que prometem manter a pele mais jovem por mais tempo. Algumas são muito boas, outras nem tanto, mas o fato é que alguns pacientes preferem recorrer a um lifting facial. As técnicas avançaram bastante, os resultados também. Antigamente, o cirurgião puxava apenas a pele do rosto, o que oferecia um resultado bastante artificial. Hoje em dia, é feito um reposicionamento da musculatura e é retirado apenas o excesso de pele que sobra desse procedimento. Saiba um pouco mais sobre esse procedimento.

Qual a idade certa para lifting facial?
O momento certo para fazer um lifting facial está relacionado à qualidade da pele, não da faixa etária. A indicação acontece a partir de um conjunto de fatores, flacidez avançada, pele muito exposta ao sol sem proteção e pacientes fumantes. Há pacientes de 50 anos que se cuidaram tanto que nem têm indicação para cirurgia. Cada caso precisa ser analisado por um médico. Com os recentes avanços da tecnologia como a toxina botulínica, os preenchedores faciais, o laser e os aparelhos de radiofrequência de alta potência, além do conhecimento de que o sol em excesso e o cigarro envelhecem precocemente a pele, a tendência é adiar o máximo possível a cirurgia.

Como é o pós-operatório?
Em grande parte, vai depender da reação do organismo da paciente, isto é, capacidade de cicatrização, de formar hematomas e tendência ao inchaço. Portanto, o tempo de retorno às atividades normais varia de acordo com cada um. Outro fator importante, que vai determinar o pós-operatório, é o grau de flacidez da pele e, por isso, como foi realizada a cirurgia. O cirurgião pode indicar um “soft lifting”, em que é realizado o botox e o preenchimento juntos com complemento de um pequeno lifting facial para a retirada do excesso de pele; ou um lifting mais agressivo. A avaliação sobre cada caso é individual e muitas vezes a própria paciente não quer um procedimento mais agressivo, que vai exigir dois ou três meses de recuperação. De um modo geral, os especialistas consideram razoável um tempo de reclusão de duas a três semanas.

Anestesia
O lifting facial pode ser feito com anestesia geral ou local com sedação, vai depender do médico e da indicação da paciente.

Quero dar uma “puxadinha”, pois parece uma cirurgia simples. Ela oferece riscos?
Toda cirurgia oferece riscos. Não existe “puxadinha simples”, o lifting facial é uma cirurgia como qualquer outra, que requer ambiente hospitalar, suporte de CTI e exames diagnósticos, de laboratório e imagem.

Como são os resultados?
Como foi dito anteriormente, os resultados, nas cirurgias feitas atualmente, são bastante naturais, diferentemente das cirurgias feitas há alguns anos, quando o cirurgião apenas puxava a pele. Ainda assim, dependendo do profissional, pode haver o risco de ficar um aspecto artificial: pele muito esticada, mudança no sorriso e rosto sem expressão. Por isso, é importante pesquisar bem sobre a clínica e o médico com quem pretende fazer o lifting facial. Converse com seu médico de confiança.

Caio Gallucci

 

Conheça o Dr. Henrique

O Dr. Henrique possui mais de 10 anos experiência internacional após estágios e consultorias em países como EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá. Atualmente, é Coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP realizadas em conjunto com a Associação Paulista de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também membro Ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Venha conhecer a nossa clínica.

Atendemos em dois endereços:

Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 99 Cj. 51 Itaim Bibi

Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby

Facebook e Twitter

Facebook: http://migre.me/jjDoB

Twitter: @drhenriqueplast

Compartilhe: